História

Fachada da unidade Salvador

Em 25 de Setembro de 1992, por iniciativa das oncologistas Gildete Lessa, Maria Lucia M. Batista, Clarissa Mathias e Norma Machado, nasce Núcleo de Oncologia da Bahia - NOB - em uma casa na Rua Baependi, em Ondina.

Em 1996, inauguramos um prédio anexo aos fundos desta casa, onde funcionamos por mais 15 anos com 05 consultórios, 08 poltronas e 06 leitos de tratamento. Éramos apenas 23 funcionários e o primeiro serviço de oncologia a ter uma capela de fluxo para segurança no preparo dos medicamentos.

Em 1997, fundamos o Centro de Pesquisa Clínica, que hoje participa de estudos internacionais buscando o avanço no tratamento oncológico e oferece tratamento gratuito aos pacientes que participam do programa.

Durante nossa trajetória sempre colocamos o cuidado, o respeito e o carinho pelos pacientes como nosso maior objetivo.

Em junho de 2005, buscando combater o câncer antes mesmo do seu aparecimento, criamos um Núcleo de Prevenção no Centro Médico do Hospital da Bahia, onde uma equipe de especialistas prestava consultas e orientações voltadas para a prevenção dos diversos tipos de câncer. Mais tarde, em 2015, esta unidade foi reformulada para atender o tratamento de doenças autoimunes, nascendo o NIT -Núcleo de Infusões e Terapias.

Em 2007, evoluindo junto com a medicina e deixando saudade àqueles que estavam habituados com o aconchego da casa Baependi, inauguramos nossa nova matriz, o Edifício Gildete Lessa, com quatro andares na Av. Adhemar de Barros - Ondina.

De 2008 a 2010 mantivemos uma unidade de atendimento no Hospital Unimed em Lauro de Freitas. E em 2006 formamos uma parceria com o Hospital Português, onde alguns médicos do nosso corpo clínico são, também, responsáveis pelo Centro Oncológico do Hospital.

Ao encerrar as atividades no Hospital Unimed, inauguramos em 2011 uma Filial em Lauro de Freitas, oferecendo a comodidade de estarmos próximos aos residentes da região e aliando a natureza ao tratamento oncológico. Em Junho de 2013, em parceria com a CEMISE, maior clínica de diagnósticos de Sergipe, iniciamos um novo serviço em Aracaju com o Núcleo de Oncologia de Sergipe - NOS. E em 2014 formalizamos uma parceria com a Oncoclínicas do Brasil, maior rede de clínicas de oncologia do país. Desde o nosso nascimento temos como missão a saúde integral do paciente oncológico através do tratamento multidisciplinar. E, durante estes anos, crescemos, mas mantivemos o foco no acolhimento e na preservação da qualidade de vida.