Responsabilidade Social

Ação social

Temos consciência da nossa responsabilidade social, por isso, além dos projetos e campanhas que têm contribuído com as instituições de apoio ao câncer infantil, o NACCI e a Casa Solange Fraga, desenvolvemos os programas de educação voltados para levar informações sobre introdução à oncologia para profissionais de saúde, com o Projeto "Educar para Acolher" e prevenção, intitulado "Dê Sinal Verde à Vida", sendo esta a abordagem crucial para combater ou diagnosticar precocemente diversos tipos de doença.

Projetos de responsabilidade social:

Em homenagem ao Dia das Crianças, cento e cinquenta crianças, pacientes do NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil), Fundação Casa Solange Fraga e GAAC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), participam anualmente do Dia das Crianças com Câncer, na casa de buffet infantil Fantástica Fábrica.

A tarde de brincadeiras teve sua primeira edição em 04 de outubro de 2011 e é organizada pelo NOB em parceria com a Fantástica Fábrica, além de contar com o apoio de outras instituições que doam brinquedos para a criançada, comidas infantis, pipocas, mesa de guloseimas, bolo confeitado, bebidas etc.

Em paralelo, promovemos uma campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal e leite, que são doados às instituições no dia do evento.

Informação é a maior aliada quando falamos em prevenção dos diversos tipos de doença. Por acreditar que alguns tipos de câncer poder ser prevenidos ou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e cura, disponibilizamos especialistas do nosso corpo clínico para ministrar palestras gratuitas e orientar a população sobre como prevenir os diversos tipos de câncer. Para solicitar a ida e entender quais os critérios para enviarmos um dos nossos especialistas, por favor, entre em contato com o nosso setor de Comunicação, através do e-mail comunicacao@nob-ba.com.br

O Bazar da Esperança é um evento anual onde o amor ao próximo se soma a arte. O acesso ao público é sempre gratuito e são comercializados os artesanatos confeccionados pelo grupo Bem Viver durante as oficinas fio-a-fio.

Grande parte da renda arrecadada é doada as instituições de apoio ao câncer infantil Nacci e Casa Solange Fraga.

"Eu Sou Luz", oficina de comunicação e arte que teve como objetivo elevar a autoestima e
criatividade das crianças do Nacci e Casa Solange Fraga, e aconteceu no dia 22 de novembro
de 2011 nas respectivas casas de apoio. Durante toda tarde, as crianças foram estimuladas a
pintar telas com o tema "Eu Sou Luz" que foram vendidas no 10º Bazar da Esperança.

A iniciativa foi coordenada pela consultora em sustentabilidade e responsabilidade social
Jacqueline Moreno Machado com a participação especial de artistas plásticos convidados
como Patrice Besso, Almério Jr,.Nair de Carvalho, César Oliver, Lia Costa, Thereza Bahiense,
Claudia Vega, Roberto de Souza, Telma Falck e Zélia Nascimento. Os velejadores mirins do
Yatch Clube da Bahia também pintaram literalmente lá no Nacci e interagiram com as crianças em tratamento.

O tratamento oncológico tem uma atenção multidisciplinar, além dos médicos que atuam diretamente acompanhando o paciente, o tratamento precisa do suporte de outros especialistas tais como, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros. É importante que estes profissionais tenham um olhar voltado às particularidades do cuidado com o paciente oncológico.

Atento à necessidade de ter, cada vez mais, especialistas em oncologia disponíveis no mercado, conhecendo a dificuldade em encontrar cursos voltados a esta área e consciente da sua responsabilidade social, o NOB criou o Programa Educar para Acolher, que teve início este ano.

O programa tem o objetivo de apresentar a futuros e atuais profissionais de saúde, qual é o olhar especial para prestar um cuidado diferenciado e principalmente o acolhimento, que estes pacientes precisam.

A proposta é oferecer às faculdades que tenham cursos de saúde a realização de um dia inteiro com aulas de introdução apresentando temas relevantes para a oncologia.

"Atualmente, o cuidado interdisciplinar ao paciente com câncer é um tema de grande importância, devido ao aumento da prevalência desta doença. É importante o esclarecimento de estudantes e profissionais da área de saúde sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer, e mais que isso, sobre o acolhimento destes pacientes. O Projeto Educar para Acolher do Núcleo de Oncologia da Bahia enriqueceu nosso evento acadêmico, onde profissionais especialistas trouxeram palestras enriquecedoras, que informaram e sensibilizaram o público presente", afirmou a Coordenadora de Nutrição da UNIRB/Alagoinhas, Sra. Silvia Freaza, que contou com o Programa Educar para Acolher, como parte de um evento acadêmico da UNIRB.

As aulas são sempre ministradas pela equipe multidisciplinar do NOB, que destacam em suas palestras qual a diferença de um profissional da sua área para um especialista no cuidado oncológico.

Por se tratar de um projeto de responsabilidade social, o mesmo não tem fins lucrativos. Como forma de inscrição, o NOB solicita doações diversas que são repassadas a instituições de apoio as crianças com câncer (Nacci e Casa Solange Fraga).

As organizações que desejarem receber o Programa, podem entrar em contato com o Departamento de Comunicação do NOB, através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone 71-4009-7059

Gentileza Gera Gentileza é uma ação social, criada para espalhar as mensagens de amor e paz deixadas originalmente por José Datrino, o Profeta Gentileza.

A iniciativa quer também trazer de volta valores esquecidos como a solidariedade e o respeito
ao próximo, incentivando a adoção de pequenos atos de gentileza, ao alcance de todos nós.
A ideia é que, estes pequenos atos, se praticados no dia a dia, por uma grande quantidade de pessoas, tenham um efeito multiplicador fantástico e possam melhorar a vida de todos nós.

Com este objetivo o NOB trouxe o clima de Gentileza para dentro das suas Unidades, por isso participe, contagie-se! Espalhe gentileza por onde você estiver!